Pneu Michelin

Peças Genuína

A Michelin está entre as principais marcas do mundo
em termos de valor para o consumidor

Uma das maiores empresas do segmento de pneus, entre as líderes do mercado mundial, com presença comercial em 170 países e mais de 115 mil funcionários. Esta é a força da Michelin, uma companhia que desde sua fundação em 1891 desenvolve produtos e serviços inovadores para as mais diversificadas áreas de atuação – desde carros e motocicletas até veículos de cargas, máquinas e aviões.

Michelin também investe em um amplo programa de qualidade de vida e preservação ambiental, com ênfase total no progresso da mobilidade das pessoas e das mercadorias.

A presença da Michelin no Brasil começou em 1927, com o ínicio das operações de seu escritório comercial em São Paulo. Em 1981 foi instalada a primeira fábrica Michelin em território nacional, no bairro de Campo Grande (RJ), para a produção de pneus para caminhões e ônibus. Hoje a empresa está presente no país com cinco fábricas, em duas unidades industriais e duas Usinas de Beneficiamento de Borracha Natural. As ações e diretrizes da empresa para a América do Sul são coordenadas do Brasil. A participação do Grupo Michelin na América do Sul é estratégica, sobretudo em termos de potencial de mercado.A Michelin Brasil produz e comercializa pneus, câmaras de ar e protetores, exportando seus produtos principalmente para outros países da América do Sul, como Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela e Peru.Até 2015, estão previstos investimentos na casa de 800 milhões de euros – o que trará expansão das fábricas, mais oportunidades de emprego e fortalecimento na participação de mercado da Michelin em todos os segmentos.

Como preservar o rendimento da quilometragem

A PRESSÃO correta aumenta a quilometragem, melhora o conforto na condução e prolonga a vida útil dos pneus. É aconselhável calibrar os pneus uma vez por semana e de preferência com eles frios. A pressão deve ser a indicada no manual do veículo. Se houver um aumento de peso muito grande sobre as rodas - caso o veículo esteja carregado para uma viagem - é preciso aumentar a pressão de modo a assegurar a estabilidade e reduzir o risco de cortes na banda ao passar por buracos, por exemplo. Segundo a Michelin, a calibragem ideal proporciona uma menor freqüência de flexões durante a rodagem, o que reduz, inclusive, o consumo de combustível. Um carro que circule com pneus com carga 20% menor que a indicada consome cerca de 2% a mais.

A pressão de inflagem é responsável por garantir o funcionamento correto do pneu. Portanto, para suportar a carga, a velocidade e todos os esforços durante a rodagem, é preciso que a pressão esteja adequada. Uma pressão baixa causa a flexão anormal no pneu, resultando na acumulação excessiva do calor podendo provocar desagregação da carcaça, além de desgaste acentuado do pneu nos ombros. Uma pressão excessiva faz com que o pneu seja mais vulnerável aos impactos, além de causar um desgaste rápido no centro da banda de rodagem.

Como reduzir o desgaste irregular dos pneus

O rodízio é a melhor forma de evitar o desgaste irregular dos pneus. Os rodízios dos pneus (permutação de posições entre os pneus) permitem que os desgastes uniformizem-se e até corrijam-se quando realizados no momento correto, isto é, quando os eventuais desgastes anormais e irregulares estejam no início.

Não esquecer de verificar sempre o estado mecânico e a geometria do veículo (para variar o sentido de direção de um veículo é necessário que o eixo dianteiro esteja equipado com um mecanismo de direção), pois se o pneu apresentar desgastes anormais, pode ser um aviso de tal anomalia.

Não há uma regra específica para realização dos rodízios, pois depende do tipo de uso.

Ao realizar os rodízios dos pneus, os sentidos de rodagem podem ser invertidos sem qualquer problema (exceto no caso de pneus com sentido de rodagem (ex: XDE2 e XDY).

A sobrecarga é um dos fatores que pode reduzir, e muito, a durabilidade dos pneus. A Michelin informa que deformações no pavimento podem causar graves danos aos pneus que, ao passar por obstáculos, sofrem forte compressão contra a roda, o que pode deteriorar seus flancos. Uma avaria dessas em alta velocidade compromete a segurança, pois pode levar à perda do controle de direção. Com o carro carregado o ideal é trafegar em baixas velocidades, sempre com os pneus bem calibrados.

Fazer a manutenção preventiva do veículo é outro fator importante para aumentar a durabilidade dos pneus. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.

Cuidados

Alguns cuidados importantes com seu pneu:

  • Inflar os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante do pneu.
  • Revisar periodicamente a pressão na condição a frio antes de iniciar a rodagem.
  • O uso da tampa de válvulas mantém os pneus calibrados por mais tempo.
  • Usar extensão de válvulas para facilitar o controle da pressão dos pneus internos.

  • Dados Técnicos Pneu